sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Dr. Jekyll and Mr. Hyde



"Em Jekyll, há I kill (eu mato, em inglês). Esta tendência humana pecaminosa estaria oculta por Jekyll e se manifestaria em Hyde (hidden — oculto em inglês). Quando Hyde surge, atos como o de assassinar surgem também.
O protagonista deve lidar com seus dois "eus": um inclinado ao bem (Jekyll), e outro ao mal (Hyde).
Hyde sofre por ser reprimido por normas religiosas, morais, aceitas por Jekyll; já Jekyll sofre pelo remorso de ter praticado o mal, ação de Hyde. Logo, existe uma dualidade na pessoa: uma propensa ao bem e outra ao mal. O ideal seria que cada uma das partes da alma fosse independente uma da outra.
Convém observar também que parece não existir uma oposição perfeita entre Jekyll e Hyde. Este foi definido como pura essência maligna, enquanto não se sugere que Jekyll seja "pura essência benigna”. A obra não menciona elementos da infância e juventude do Dr. Jekyll, que podem ser relevantes na personalidade do Sr. Hyde.
Obs: O autor da obra usa muitas expressões de cunho religioso, teológico, como por exemplo “Satanás; Juízo Final; árido volume de teologia; figura clara de um demônio; lei de Cristo; algum pecado antigo surgisse (...) exigindo expiação; confessando, a consciência fica mais leve; alma; maior dos pecadores e maior dos penitentes; Senhor; indulgência; redimir; “rosário da minha penitência”."
                                                                                                                                       Wikipédia

É lindo ver nas expressões artísticas um clamor pela vida que só Deus pode nos dar. A luta contra o bem e o mal. Este tema sempre é abordado em filmes, livros, poemas, músicas... sempre! É a luta do homem para se livrar do seu lado "ruim" e resgatar aquilo que há de bom em sua essência humana. Pois eu tenho algo a te dizer: Jesus reconquistou a sua boa essência na cruz... resgatou a vida de Deus para você. Ele é o único que pode te tirar de qualquer treva e te fazer um ser-humano limpo, puro, santo... sim, santo! Como meu pai diz: "Santo não é aquele que não se suja, mas o que toma banho todo dia."
Deus, através de Jesus, trouxe a lei da vida, do perdão, da misericórdia, e não importa o que você já fez, quantas vezes você "manifestou" seu lado Mr. Hyde, o que importa é que Deus, através de Jesus, pode te transformar, não simplismente em um Dr. Jekyll culpado, com medo e sem consciência do perdão, mas em uma nova criatura que carrega em si a mesma "substância" do Criador: o AMOR.

 "Por isso, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas se passaram, eis que tudo se fez novo. (...) Visto que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes considerando as transgressões, e nos deu o ministério da reconciliação." II Coríntios 5:17 e 19.

Um comentário:

  1. Estamos sempre lutando com esse monstro, como fala em Romanos 7:15! Só Jesus mesmo pra nos libertar!

    Muito legal a música... nem conhecia! Tem uma do Petra com o msm tema, chama Jekyll and Hyde!

    ResponderExcluir

Comenta, vai!

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios