sexta-feira, 16 de abril de 2010

ALEGRIA!

Resolvi escrever no blog uma palavra que tem sido ministrada ao meu coração... alegria. Lá na minha igreja temos ouvido pregações a respeito disso e eu mesmo falei sobre isso numa reunião onde eu estudo.

Quero começar falando sobre algo que eu nunca tinha parado para pensar: A alegria é um MANDAMENTO de Deus! Que lindo! Deus é tão atencioso conosco, que não nos deu a escolha de sermos ou não alegres, a alegria é uma questão de obediência. Devemos nos alegrar! Interessante, não? Você já percebeu que é muito mais fácil aceitarmos aquilo que nos incomoda, além de sermos tristes e frustrados, do que lutarmos para alcançar algo que realmente nos satisfaça? Já chegou à mesma conclusão que eu, de que é mais cômodo ser triste do que ser alegre? É muito fácil nos fazermos de "vítimas da situação", termos uma auto-comiseração, do que aceitarmos o fato de que Deus tem plenitude de alegria para nós... E isso é realmente uma "sacudida" no nosso ânimo.

Bem, procurei numa concordância bíblica, versículos que falassem sobre alegria e fui surpreendida: De Levítico até as cartas de Paulo, existem versículos e mais versículos dizendo explicitamente, para nos alegrarmos. Confira:

"E tomai para vós, no primeiro dia, o fruto de árvores escolhidas, folhas de palmeiras, ramos de árvores copadas e salgueiros de ribeiros; e alegrai-vos diante do Senhor vosso Deus, durante sete dias." Lv 23:40

Eu não sei se você teve a mesma impressão que eu, mas se você for lendo mais, vai perceber que Deus estava ensinando ao seu povo como fazer uma festa para celebrar a Ele em memória ao que Ele tinha feito quando os livrou do Egito! Achei tão bonito, mas o que vemos hoje são estas festas de celebração ao Senhor se tornarem momentos "religiosos", cheios de "pompas"  e rituais, enquanto a mensagem é simples: "Alegrem-se em mim, porque Eu os livrei, vocês estão livres para adorar, se alegrarem, viverem em paz e em unidade, lembrando-se do que eu já fiz por vocês." A mensagem é simples, e eu creio que Deus os estava ensinando a festejar, porque provavelmente, quando eles estavam como escravos no Egito, eles não sabiam fazê-los, pois estavam debaixo de um jugo opressor violento e não tinham nem ânimo, nem motivos para celebrar. Por isso Deus teve que ensinar ao povo hebreu como se alegrar, como festejar. 

 "E alegra-te diante do Senhor teu Deus, tu, teu filho e tua filha, teu servo e tua serva, o levita que está dentro das tuas portas, o peregrino, o órfão e a viúva que estão no meio de ti, no lugar que o Senhor, teu Deus, escolheu para ali fazer prosperar o teu nome." Dt 16:11

Gente, olha que coisa tramenda encontramos aqui. A alegria contagiante... não é só você e sua família e sua congregação que estão convidados para a alegria do Senhor, mas sim, todos que estão ao seu redor... todos são contagiados pela alegria do Senhor na sua vida!

"Glorificai-vos em seu Santo nome; e alegre-se o coração dos que buscam o Senhor." 1 Cr16:10

Segundo Davi, buscar ao Senhor gera alegria em nosso espírito.

"Quando eu disse: Meu pé vacila; o teu amor, Senhor, me susteve. Quando a ansiedade foi grande em meu interior, tuas consolações alegraram a minha alma." Sl 94:18 e 19

Me identifiquei demais com esse texto, e imagino que você também, afinal, quem nunca passou por um momento de ansiedade interior, quando dependemos de algo que está de fora de nosso alcance resolver, e colocamos toda a nossa esperança em Deus e na força do seu poder? Isso traz alegria. Confiar no Senhor e saber que Ele virá com a provisão correta, no tempo correto, do jeito correto. Isso conforta e alegra o nosso coração... E foi também o que o salmista descreveu.

"Contudo, ainda que a figueira não venha a florescer, e a vide não venha a dar o seu fruto, faltando o produto da oliveira e os campos nenhum mantimento venham a produzir, sendo as ovelhas arrebatadas do aprisco de forma que não exista gado nos currais, eu porém irei me alegrar no Senhor, exultando no Deus que é minha salvação." Hb 3:17 e 18
 
Poucos textos do mundo conseguem demonstrar um amor a Deus tão incondicional como este... o profeta Habacuque estava, basicamente, dizendo: "Senhor, eu sei que o Senhor é bom e que tem o melhor pra mim, mas mais do que pelo Senhor tem pra me oferecer, eu me alegro pelo que o Senhor É! Ainda que tudo dê errado na minha vida, eu continuarei alegre, porque a minha alegria, não simplismente vem do Senhor, mas o Senhor é a minha alegria. O meu prazer está no Senhor e é incondicional ao que possa acontecer comigo nessa Terra...
 
Por fim, eu gostaria de finalizar esse texto enooooooorme, falando sobre diferenças básicas entre a alegria e a tão buscada, felicidade. Ai vão minhas idéias sintetizadas:
 
ALEGRIA        
+ VEM DE DEUS
+ É CONSTANTE
+ INDEPENDE DAS CIRCUNSTÂNCIAS
+ É INABALÁVEL
 
FELICIDADE:
- É UM ESFORÇO DO HOMEM
- É VOLÚVEL
- ESTÁ LIGADA ÀS CIRCUNSTÂNCIAS
- É LIMITADA

Se você conhece ao Senhor e não vive essa alegria plena, busque diante dele aquilo que Ele conquistou para você na cruz e entenda que Deus se alegra quando você é alegre.

Beijos alegres!

Luisa.

5 comentários:

  1. Amei esse "texto enooooooorme" Lu huahauha
    Noss sério ow... logo hj q eu to bravo/triste com uma pessoa, é tão bom começar a ler e ir lembrando q eu tenho motivo pra ser alegre!
    É sobrenatural simplesmente ficar alegre... sem depender de nada a não ser Deus!

    um beijão alegre pra vc tbm!

    ResponderExcluir
  2. www.lightinthedarknesses.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luisa!

    Descobri seu blog através de um comentário que você postou no blog do Lucas... e que surpresa boa! xD

    Me identifiquei muito com seus posts, principalmente o último. Sabe, tenho buscado viver de fato a alegria que Deus tem pra mim todos os dias, em todo tempo. É claro que não é uma tarefa fácil, mas se Ele nos disse pra fazer assim é porque podemos, não é? Eu escrevi algo sobre isso há alguns dias. Dá uma passadinha lá depois (e comenta, viu? hehehe)...

    Que o Senhor te inspire e revele Seu coração a você cada vez mais! Permita-O...

    Beijos fraternos e igualmente alegres! =D

    ResponderExcluir
  4. Lindonaaa...
    mil anos que não passo aqui!
    Que saudades de vc!!

    A palavra que você escreveu é uma benção.
    Que possamos nos alegrar no Senhor dia a dia.

    bjão
    Mari

    ResponderExcluir
  5. Olá, Luisa!

    Obrigado pelo comentário.

    Mas, aki, você ainda não tá como seguidora lá no blog...

    Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Comenta, vai!

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios