quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Purificação



"Examina-me, Senhor, e prova-me. Sonda-me os rins e o coração."
Salmos 26:2


Quando eu li essa passagem eu fiquei abismada. Esse Salmo é de Davi. E como Davi sabia da existência de órgãos tão complexos como os rins? Quanto mais suas funções? Deus é tremendo... tenho certeza que foi Ele contou para Davi. Não sei se já falei aqui no blog, mas existe uma passagem FANTÁSTICA na Bíblia que diz: "(...) o mistério de Deus, Cristo. No qual estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento." Colossenses 2:3. Se você não ficou CHOCADO, leia de novo. A passagem fala o seguinte: Em Cristo estão ocultos todos os tesouros da SABEDORIA (legal), e do CONHECIMENTO (fascinante!). Jesus sabe tudo!

Mas o mais legal nesse versículo, além da revelação científica que Davi teve, é a revelação da função dos nossos rins: purificação. É fato que o coração para Deus tem grande importância, afinal, "(...)dele procedem as fontes da vida." Mas quando fui meditar no Salmo 26, Deus começou a falar comigo de uma forma tão carinhosa! Nós, jovens, vivemos num mundo um pouco - muito - diferente do mundo dos nossos pais, quanto mais de nossos avós, mas o fato é: Vivemos em constante luta contra as coisas que tentam roubar a pureza dos nossos corações. Se somos realmente jovens que buscam viver a Palavra de Deus, e não somente conhecê-la, se somos jovens que querem uma vida reta diante de Deus, então somos aqueles que lutam constantemente contra as "bandejas de carnalidade" que o mundo nos oferece, não somente todos os dias, mas em todos os MINUTOS do nosso dia. Quer ver como é verdade? Pense se não é assim: Você acorda e sai de casa. Na rua existem milhares de "outdoors" com propagandas de calças "jeans" com vários homens e mulheres semi-nus. Outros, propagandas de motéis insinuando todas as coisas possíveis. Além daqueles com propagandas de revistas juvenis de meninas decotadas, com caras e bocas sensuais... Bem, foi só o começo. E você chega na aula. Se você ainda está na escola, seus professores de Ensino fundamental ou Médio, ainda têm um certo nível de ética. Não falam palavrões, não xingam a mãe do vizinho, não "cantam" as alunas (ou alunos), não tentam desmerecer o trabalho de outro professor... enfim, tem um nível de ética (ou pelos menos, deveriam ter). Mas se você está em um cursinho pré-vestibular ou universidade... Começa a aula: seja ela sobre Henrique VIII, Educação Sexual, Darwinismo Social, Anatomia, Lei de Faraday ou Lei de Hess, tudo acaba ou em palavrões, ou em sexo, ou em chacotas contra idosos. Estou mentindo? Se você ainda não conhece essa rotina, fique tranquilo, porque você VAI conhecer! É o mundo em que vivemos, mas não se atemorize, para isso existe a Palavra de Deus, que purifica a nossa vida.
É exatamente sobre isso que Davi falava: nossa capacidade de perceber o que é mal, não nos tornando "anestesiados" diante de coisas impuras e sem virtudes. Porque também é fato que o homem tem uma capacidade esplêndida de se acomodar, se acostumar, mas quando perdemos esse discernimento, então fazemos essa oração: "Sonda-me os rins". É como se você estivesse dizendo: "Senhor, não me deixe perder a sensibilidade e me tornar inativo diante da tentação, diante do pecado, diante da contaminação." Mas ainda é mais: É não se deixar INTOXICAR pelo lixo produzido pela contaminação. Entendem? Acho que escrevi tanto que ficou até difícil para vocês acompanharem. (rs)
Vou contar cientificamente a função básica dos rins: os rins filtram o sangue. Como? Retiram alguns excretas extremamente tóxicos para o nosso organismo que são produzidos em reações metabólicas, como quebra de proteínas (amônia, uréia, ácido-úrico), ou respiração (CO2). Mas o gás carbônico sai pelos pulmões. Bem, trazendo para o prisma bíblico: Sangue é VIDA. E aquilo que é tóxico está circulando, livremente, produzido por NÓS MESMOS! Olha que interessante! Muitas vezes, aquilo que está nos fazendo mal, é produzido por nós mesmos, através de pensamentos impuros, conversas torpes, etc. Eu acho que só o que falei aqui, esse "pouquinho" (rs) que escrevi já falou bastante ao seu coração, não é? Então, eu quero te encorajar a pegar o Salmo 26 e meditar nele, pedir ao Senhor para sondar os seus rins e o seu coração, para que sua vida seja purificada pela Palavra de Deus.

Beijos e até mais,
Luisa.

"Todas as coisas são puras para os puros; porém, para os corrompidos e descrentes, nada é puro; porque tanto a sua mente como a consciência estão contaminadas."
Tito 1:15

6 comentários:

  1. Amei o texto!! Noss nunca tinha pensado nisso! Nem conhecia esse versiculo... muito legal isso, temos que ter nossos rins espirituais funcionando direito pra filtrar as impurezas!

    fica com Deus Lu ^^

    ResponderExcluir
  2. "Todas as coisas são puras para os puros; porém, para os corrompidos e descrentes, nada é puro; porque tanto a sua mente como a consciência estão contaminadas."
    Tito 1:15

    nu que verdade !!!!!
    me tocou
    amo vc!!

    ResponderExcluir
  3. Ow muito boa aquela música! Já ouvi um monte de vez!! Quero um dia cantar uma assim da minha vida hueeuhe

    "A gente já pregou pra crente mas ele não se converteu"

    Realmente tem tudo a ver o meu post lá! Triste d+ isso Lu!

    ResponderExcluir
  4. muuito boom seeu post luisa!
    os rins servem para purificar o sangue e Cristo serve para purificar a alma *-*


    eu quero viver em santidade , ooh yeeah!

    um beijo ;*

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa explicação

    ResponderExcluir
  6. Ótimo texto!
    Estava buscando justamente algo relacionado a purificação da nossa alma!!

    ResponderExcluir

Comenta, vai!

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios